Pensar x Achar: antagonismo no pensamento crítico
O pensamento crítico é uma habilidade essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ele nos permite analisar informações, tirar conclusões e tomar decisões informadas. No entanto, existem duas palavras que podem limitar o pensamento crítico: "pensar" e "achar".
Pensar é um verbo que significa "formar ideias ou opiniões sobre algo". Ele implica um processo ativo de reflexão e raciocínio. Quando dizemos "penso que...", estamos expressando uma opinião que foi formada a partir de uma análise de informações.
Achar é um verbo que significa "ter a impressão ou crença de que algo é verdade". Ele implica um processo passivo de aceitação de uma informação. Quando dizemos "acho que...", estamos expressando uma opinião que não foi necessariamente formada a partir de uma análise de informações.
A diferença entre "pensar" e "achar" é sutil, mas importante. Quando dizemos "acho que...", estamos transmitindo a mensagem de que não estamos seguros de nossa opinião. Estamos nos colocando em uma posição de passividade, como se estivéssemos apenas encontrando algo, sem saber como chegou até nós.
Isso pode limitar o pensamento crítico de várias maneiras. Em primeiro lugar, pode nos levar a aceitar opiniões sem questioná-las. Se não estamos seguros de nossa opinião, é mais provável que aceitemos a opinião de outra pessoa, sem analisar as informações com cuidado.
Em segundo lugar, pode nos impedir de mudar de opinião. Se estamos apenas "achando" algo, é mais difícil admitir que estamos errados. Isso pode nos impedir de aprender e crescer como pessoas.
Em terceiro lugar, pode nos tornar menos criativos. Se estamos apenas "achando" algo, é mais difícil gerar novas ideias. Isso pode nos limitar em nossas carreiras e em nossas vidas pessoais.
Portanto, é importante usar o verbo "pensar" sempre que possível, em vez de "achar". Isso nos ajudará a desenvolver um pensamento crítico mais forte e a tomar decisões mais informadas.
Exemplos
Aqui estão alguns exemplos de como o uso de "pensar" e "achar" pode influenciar o pensamento crítico:
Exemplo 1:
Pensamento crítico: "Penso que o aquecimento global é uma ameaça real para o planeta."
Achar: "Acho que o aquecimento global é uma ameaça real para o planeta."
No primeiro exemplo, a pessoa está expressando uma opinião que foi formada a partir de uma análise de informações. Ela pode ter lido artigos científicos sobre o assunto, conversado com especialistas ou observado os efeitos do aquecimento global em seu próprio ambiente.
No segundo exemplo, a pessoa está expressando uma opinião que não foi necessariamente formada a partir de uma análise de informações. Ela pode ter ouvido essa opinião de outra pessoa ou simplesmente ter a impressão de que é verdade.
Exemplo 2:
Pensamento crítico: "Penso que a pena de morte é uma forma de punição cruel e ineficaz."
Achar: "Acho que a pena de morte é uma forma de punição cruel e ineficaz."
No primeiro exemplo, a pessoa está expressando uma opinião que foi formada a partir de uma análise de informações. Ela pode ter considerado os argumentos a favor e contra a pena de morte, ou pode ter lido estudos sobre a eficácia da pena de morte como forma de dissuasão do crime.
No segundo exemplo, a pessoa está expressando uma opinião que não foi necessariamente formada a partir de uma análise de informações. Ela pode ter ouvido essa opinião de outra pessoa ou simplesmente ter a impressão de que é verdade.
Exemplo 3:
Pensamento crítico: "Penso que o capitalismo é um sistema econômico injusto."
Achar: "Acho que o capitalismo é um sistema econômico injusto."
No primeiro exemplo, a pessoa está expressando uma opinião que foi formada a partir de uma análise de informações. Ela pode ter considerado os argumentos a favor e contra o capitalismo, ou pode ter lido estudos sobre os efeitos do capitalismo na sociedade.
No segundo exemplo, a pessoa está expressando uma opinião que não foi necessariamente formada a partir de uma análise de informações. Ela pode ter ouvido essa opinião de outra pessoa ou simplesmente ter a impressão de que é verdade.
Conclusão
Penso que o uso dos verbos "pensar" e "achar" pode ter um impacto significativo no nosso pensamento crítico. Quando dizemos "penso que...", estamos expressando uma opinião que foi formada a partir de uma análise de informações. Isso nos ajuda a desenvolver um pensamento crítico mais forte e a tomar decisões mais informadas, ao contrário quando apenas ‘achamos” empobrece nossa intelectualidade e pasteuriza aquilo que falamos em senso comum “Idiota’ que por definição é um adjetivo que significa "estúpido, imbecil, tonto, tolo, néscio". Ela vem do grego antigo "idiotes", que significava "pessoa privada, indivíduo, homem comum, plebeu, leigo numa profissão, ignorante".
Albert Ramos
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